Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Ministro do Turismo vai ao Congresso tratar de recursos via emendas parlamentares
Início do conteúdo da página
ORÇAMENTO

Ministro do Turismo vai ao Congresso tratar de recursos via emendas parlamentares

 

Encontro com deputados e senadores busca unir esforços pela melhor utilização de verbas públicas

  • Publicado: Quarta, 02 de Outubro de 2019, 16h50
  • Última atualização em Quarta, 02 de Outubro de 2019, 17h01

Por Rafael Brais

WhatsApp Image 2019-10-02 at 08.53.46 (1).jpg

Evento propôs integração para definir destinação de recursos via emendas. Crédit: Roberto Castro/MTur

Entusiasmado com resultados recentes do Turismo, o ministro Marcelo Álvaro Antônio participou nesta quarta-feira (2/10), no Senado Federal, de café da manhã com parlamentares coordenadores das bancadas do Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O objetivo do encontro, promovido pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, foi debater a melhor forma de utilizar recursos públicos de emendas parlamentares. Também participaram o ministro da Cidadania, Osmar Terra; o presidente da Funasa, Ronaldo Nogueira, e o diretor-geral do DNIT, general Santos Filho. Em setembro, a bancada do Nordeste já havia participado de evento semelhante.

Durante a reunião, Marcelo Álvaro destacou números pujantes do Turismo, como a geração de 25 mil empregos nos últimos 12 meses e a movimentação de R$ 20 bilhões na economia em julho. O ministro defendeu união de esforços por mais avanços. “É fundamental esse contato com o Congresso, para que possamos debater a melhor forma de utilizar recursos. Nós sabemos da limitação orçamentária dos ministérios”, sustentou Álvaro Antônio, lembrando que o MTur tem executado 97% das emendas apresentadas.

Marcelo Antônio também divulgou a Cartilha Parlamentar do Ministério do Turismo, que orienta congressistas quanto à destinação de emendas. “Eu estou ministro, sou deputado licenciado, sei como é importante essa agilidade para tratar das emendas e estamos fazendo isso no Ministério”, disse o ministro. “O objetivo é buscar recursos orçamentários e dar prosseguimento aos projetos do MTur de estruturação dos destinos turísticos”, completou.

BANCADA DO NORDESTE  - Em 19 de setembro, também no Senado, o ministro do Turismo havia participado de um café da manhã com a bancada federal do Nordeste. “Nosso objetivo é unir esforços para fortalecer o turismo e gerar emprego e renda. O Congresso Nacional é um grande parceiro nessa caminhada”, explicou Marcelo Álvaro.

Já o presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador Marcelo Castro, que organizou o encontro, destacou a importância da integração entre Legislativo e Executivo para uma maior sinergia na alocação de recursos. “Tratar de recursos públicos sempre requer cuidado. No momento de crise que vivemos, como nunca houve, os cuidados precisam ser redobrados. Por isso a necessidade de haver essa sintonia fina entre coordenadores de bancadas e ministros”, frisou Castro.​

Edição: André Martins

Fim do conteúdo da página