Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Ministro do Turismo enviará técnicos da Pasta para aprimorar Serra da Capivara
Início do conteúdo da página
VISITA

Ministro do Turismo enviará técnicos da Pasta para aprimorar Serra da Capivara

Nesta quinta-feira, Álvaro Antônio visitou um dos maiores sítios arqueológicos das Américas

  • Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 20h23
  • Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2019, 10h00

Por Victor Alves, enviado especial 

ministro serra da capivara 3.jpg

Ministro Marcelo Álvaro Antônio conhece as pinturas rupestres dos vestígios mais antigos da presença do homem nas Américas, datados de 48 mil anos. Crédito: MTur 

Durante visita a Serra da Capivara, no Piauí, nesta quinta-feira (29), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, prometeu enviar uma equipe técnica do Ministério do Turismo para levantar as necessidades da região. A medida tem o objetivo de traçar um plano de ações de infraestrutura, assim como foi feito em Angra dos Reis (RJ), para o desenvolvimento turístico do local, que abrange importantes sítios arqueológicos da história mundial. A ideia é que os técnicos visitem o local já no próximo mês.

Em conversa com a arqueóloga Niéde Guidon, diretora do Museu do Homem e idealizadora do Parque, Álvaro Antônio destacou que, após a passagem pelo local, pode observar o grande potencial que o destino tem. "O objetivo da minha vinda aqui é entender e saber como ajudar a tornar a serra da capivara um importante atrativo turístico para o Piauí e também para o Brasil. E vejo que o local tem grandes chances de aumentar muito mais o número de visitantes", pontuou.

Para Niéde, a vinda do ministro trouxe esperança para colocar o parque no seu merecido patamar. “Chegou o momento que essa maravilha, a nossa Serra da Capivara, está completamente preparada para receber o turismo. O senhor ministro vai desenvolver todo o esquema para permitir esse desenvolvimento, e nós vamos ver então essa região eceber os milhões de turistas que ela merece", finalizou.

Após a passagem pela casa de Guidon, o ministro conheceu o Museu do Homem Americano, onde são guardados valiosos acervos, entre peças líticas, esqueletos, cerâmicas e outros artefatos de escavações arqueológicas, resultados de mais de quatro décadas de pesquisas feitas na região por universidades do Brasil e do mundo.

Além disso, o ministro pôde admirar o mais novo atrativo da região: o Museu da Natureza. Inaugurado há 8 meses, o local já recebe mais de 30 mil visitantes que aprendem um pouco mais sobre a criação do universo, os impactos climáticos e as constantes transformações da fauna e da flora. Álvaro Antônio e a comitiva também conheceram a produção artesanal da Cerâmica Serra da Capivara, que emprega diretamente 60 pessoas da comunidade local.

SERRA DA CAPIVARA – Intitulada Patrimônio Mundial da Unesco desde 1991, o Parque reúne mais de mil sítios arqueológicos - uma das maiores concentrações em todo o mundo -, sendo 173 abertos a visitação e 17 acessíveis a cadeirantes. O local guarda os vestígios mais antigos da presença do homem nas Américas, datados de 48 mil anos.

Edição: Cecília Melo 

Fim do conteúdo da página