Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Cidades do Circuito Guimarães Rosa, em Minas Gerais, terão nova identidade visual
Início do conteúdo da página
INFRAESTRUTURA TURÍSTICA

Cidades do Circuito Guimarães Rosa, em Minas Gerais, terão nova identidade visual

Locais receberão totens e portais, que vão ajudar a contar a história do escritor e sua identificação com a região

  • Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 19h06
  • Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2019, 19h23

 Por Lucas Figueiredo 

Ministro Matéria Circuito.jpg

Ministro recebe prefeitos da circuito. Crédito: Beto Barata/MTur

Municípios do Circuito Guimarães Rosa, importante região turística de Minas Gerais, vão ganhar, em breve, uma nova identificação visual. Graças a uma parceria com o Ministério do Turismo, as dez cidades que integram o grupo vão receber totens e portais, que vão ajudar a contar a história do escritor e sua identificação com a região.

A confirmação do investimento foi feita pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, durante reunião realizada nesta quarta-feira (21), em Brasília (DF). Serão investidos cerca de R$ 800 mil para instalação dos equipamentos, sendo que os dez portais previstos no projeto serão instalados na entrada dos municípios e os 80 totens vão ser espalhados por praças, trevos e pontos turísticos das localidades.  O processo, a partir de agora, será analisado pela equipe técnica do MTur e ainda não há uma previsão para as obras de instalação.

O ministro Marcelo Álvaro Antônio destacou a importância das obras para a região. “Este circuito é extremamente importante para Minas, já que conta a história de um dos grandes escritores do estado, do Brasil e do mundo. Temos que unir forças para criar uma infraestrutura e valorizar o turismo nestas localidades, para atrair mais investimentos e turistas. Só assim será possível estimular a economia e gerar emprego e renda”, disse.

Para o gestor do Circuito Guimarães Rosa, Marco André Malaquias, essa parceria irá potencializar o setor de viagens nesta região. “Somos o único circuito que possui uma identidade lúdica. Estes portais vão ajudar a identificar as nossas cidades e com certeza vai fortalecer o turismo”.

O Circuito Turístico Guimarães Rosa nasceu de experiências realizadas por amantes da literatura, que percorrem o sertão de Minas para conhecer as paisagens e os lugares onde se passam as histórias do autor. Neste trecho, inspirado na vida e na obra do escritor, são realizadas diversas atividades, como expedições, encontros culturais, caminhadas eco-literárias e a narração de histórias. Atualmente, fazem parte do circuito os municípios de Araçaí, Buritizeiro, Corinto, Curvelo, Felixlândia, Inimutaba, Morro da Garça, Pirapora e Presidente Juscelino, além da Basílica de São Geraldo em Curvelo.

Reunião - Além do ministro Marcelo Álvaro Antônio e do gestor do Circuito, Marco André Malaquias, participaram da reunião os prefeitos de Inimutaba, Rafael Dotti de Carvalho; de Presidente Juscelino, Ricardo Castro Machado; e de Morro da Garça, José Maria Castro; o vice-prefeito de Pirapora, Orlando Pereira Lima; a deputada federal Greyce Elias (Avante/MG) e integrantes das equipes técnicas dos municípios e do próprio Ministério.

Edição: Victor Alves

Fim do conteúdo da página