Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > MTur reúne interlocutores de Regionalização de todo o Brasil
Início do conteúdo da página
PRT+INTEGRADO

MTur reúne interlocutores de Regionalização de todo o Brasil

Em Brasília, encontro apresentou como os programas do Ministério do Turismo podem ajudar os destinos a se qualificarem

  • Publicado: Quarta, 10 de Julho de 2019, 14h00
  • Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2019, 14h24

Por Geraldo Gurgel

10.07.2019 reuniaoPRT
Seminário reuniu representantes de todas as regiões brasileiras. Foto: Geraldo Gurgel/MTur

Representantes de diversos segmentos do turismo nos Estados estiveram reunidos nesta terça-feira (10), em Brasília, com secretários, diretores e coordenadores do Ministério do Turismo para a 5ª reunião do PRT + Integrado. Esses encontros apoiam o trabalho realizado nos estados pelos interlocutores do MTur e dirigentes das instâncias de governança das regiões turísticas (IRG´s) que formam o Mapa do Turismo Brasileiro.

“Esta é uma oportunidade de apresentarmos as ações e programas do Ministério do Turismo que servem de base para o desenvolvimento do setor de forma descentralizada, com atenção às especificidades e à diversidade da oferta turística de cada estado ou região”, destacou o secretário nacional de Estruturação do Turismo, Robson Napier, cuja secretaria é responsável pelo Programa de Regionalização do Turismo (PRT).

O secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur, Bob Santos, que também participou da abertura do evento, disse que a principal característica do PRT é a integração entre os gestores das IRG´s, os interlocutores dos estados e o MTur, para, juntos, desenvolver um trabalho alinhado de fortalecimento do turismo regional. “A integração de forma pactuada é fundamental para a construção de parcerias e atuação conjunta do MTur com outros órgãos e instituições”, afirmou.

Entre as ações destacadas no encontro, estão projetos desenvolvidos em parceria pelo MTur e ministérios do Meio Ambiente e da Cidadania para fortalecer as atividades turísticas nos parques nacionais e cidades históricas. O MTur também trabalha para formar uma rede brasileira de cidades criativas, com o objetivo de atrair visitantes e fomentar a economia dos destinos através do incentivo a atividades como o artesanato, a gastronomia, o design, o cinema, a música e a literatura, entre outras áreas relacionadas.

Até o fim do dia também serão discutidos temas como segurança turística, sustentabilidade e turismo responsável, além da regularização e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil. O Cadastur e o Mapa do Turismo Brasileiro estão entre as ferramentas que orientam várias ações do MTur realizadas em parceria com estados e municípios - é o caso de repasses de recursos para obras de infraestrutura e de programas de financiamento de projetos públicos e privados como o Prodetur + Turismo e o Fungetur, além de programas de qualificação e capacitação no turismo.

O propósito do encontro foi promover a troca de experiências entre os líderes das governanças turísticas regionais de todo o Brasil, além de aprimorar a comunicação entre os governos federal, estadual e municipal e agentes envolvidos no PRT. A diretora do Departamento de Ordenamento do Turismo do MTur, Silvana Melo do Nascimento, ressaltou que a interlocução entre os participantes do PRT + Integrado ajuda a sanar gargalos identificados em áreas de grande importância para o desenvolvimento da Política Nacional do setor.

Edição: Vanessa Sampaio

Fim do conteúdo da página