Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Copa América começa hoje em São Paulo
Início do conteúdo da página
COPA AMÉRICA

Copa América começa hoje em São Paulo

Capital paulista será a única sede com dois estádios. Confira dicas do que visitar na cidade e no estado durante o evento

  • Publicado: Sexta, 14 de Junho de 2019, 10h00
  • Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2019, 15h05

Por Geraldo Gurgel

14 06 19 museu do futebol
No clima da Copa América, uma visita ao Museu do Futebol é uma ótima dica de passeio em São Paulo. Crédito: Rogério Cassimiro/MTur

Com jogos no Morumbi e na Arena Corinthians, São Paulo é a cidade-sede da abertura da Copa América e da partida de estreia do Brasil na competição. O jogo contra a Bolívia, no estádio do Morumbi, na noite desta sexta-feira (14), marca o início do campeonato. A 49ª edição da Copa América reúne seleções de 12 países e será realizada pela 5ª vez no Brasil.

VEJA TAMBÉM: FOTOS DOS PRINCIPAIS ATRATIVOS DA CIDADE/Banco de Imagens MTur Destinos

Maior cidade da América do Sul, com mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo é o centro financeiro do Mercosul e principal destino latino-americano de turismo de negócios e eventos. A cidade, fundada por missionários, cresceu em torno do Pátio do Colégio dos Jesuítas, um dos atrativos do Centro Histórico, assim como a Catedral da Sé, dedicada ao apóstolo Paulo, padroeiro que emprestou o nome à capital paulista.

Ainda na região central, o bairro Bom Retiro foi o berço do futebol no Brasil, com a construção do primeiro campo oficial, em 1896, por Charles Miller, descendente britânico que havia introduzido o esporte no país, em 1894. E, como o evento do momento é esportivo, aproveite para conhecer o Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, com recursos audiovisuais interativos, relíquias e peças de coleção, que mostram o futebol como um dos elementos formadores da cultura do Brasil.

A cidade se desenvolveu com a força dos imigrantes. Os torcedores e turistas brasileiros e do mundo inteiro vão se familiarizar com os costumes e tradições que marcaram o fluxo migratório. São bairros de italianos, judeus, árabes e orientais, entre outros, como a Liberdade, que concentra a maior colônia japonesa fora da Ásia.

A diversidade gastronômica, reconhecida mundialmente, é um dos muitos legados desses povos que, ao lado dos brasileiros de todas as regiões, fizeram de São Paulo uma das maiores metrópoles do planeta. Multiétnica, cosmopolita e cultural, o entretenimento e a vida noturna estão entre os maiores atrativos locais, com museus, restaurantes, bares, boates e opções musicais variadas.

Entre um jogo e outro, o torcedor poderá aproveitar para visitar alguns dos atrativos mais expressivos do turismo paulistano, como o Parque do Ibirapuera, que concentra o Planetário, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu Afro Brasil, o Pavilhão de Culturas Brasileiras, o Auditório do Ibirapuera e a Fundação Bienal.

A Avenida Paulista passou de elegante área residencial ao coração financeiro e um dos principais corredores culturais da capital, com arquitetura clássica, prédios monumentais, além do Parque Trianon, do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e da Casa das Rosas. Próximo ao MASP, no Mirante 9 de Julho, o turista tem uma das mais belas vistas de São Paulo.

Outra avenida famosa é a 25 de Março, destino de compras mais popular da cidade. Ao lado, fica o Mercado Municipal, reduto gastronômico onde o destaque é um lanche de mortadela no pão francês crocante. O Mercadão fica em um prédio histórico com os boxes divididos em categorias de produtos e serviços, além de uma praça de alimentação. Já a Rua Oscar Freire concentra o comércio de lojas de grife.

FORA DE SP - Para aproveitar a ida à capital para explorar o estado, o turista pode descer a Serra do Mar e curtir as praias. Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Bertioga, Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba, São Sebastião e Cananéia estão entra as mais conhecidas e badaladas e oferecem uma gama de serviços como esportes náuticos. Já em São Roque, o roteiro da Estrada do Vinho oferece, além de belas paisagens de vinícolas, degustações e harmonizações da bebida com a gastronomia. Campos do Jordão é o destino de inverno para quem curte se aquecer na lareira, apreciar o clima de altitude e as paisagens da montanha.

Outra opção próxima de São Paulo é o Circuito das Águas, que reúne vários destinos de banhos terapêuticos como Águas de Lindóia e Águas de São Pedro. Brotas e Atibaia têm atrativos de natureza, aventura e esportes radicais. Boituva é famosa pelos passeios de balão e saltos de paraquedas. Cunha atrai os visitantes pelo perfume dos campos de lavanda. As flores também são o atrativo principal de Holambra. Embu das Artes é um refúgio de artistas e artesãos. E, em Aparecida do Norte, o maior santuário mariano do mundo dedicado à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, chega a receber 12 milhões de visitantes por ano.

14 06 19 sao paulo
Muito além da capital! São Paulo tem inúmeras atrações para o turista que vai à Copa América. Crédito: MTur Destinos

VEJA A TABELA DE JOGOS NO MORUMBI E ARENA CORINTHIANS, EM SÃO PAULO:

Morumbi
14/06 – 21h30 - Brasil x Bolívia (Grupo A)
17/06 – 20h - Japão x Chile (Grupo C)
19/06 – 18h30 - Colômbia x Catar (Grupo B)

Arena Corinthians
22/06 – 16h - Peru x Brasil (Grupo A)
28/06 - 20h – Quartas de final
06/07 – 16h – Disputa do 3º lugar

Edição: Vagner Vargas

Fim do conteúdo da página