Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Cinco jogos da Copa América empolgam turismo de Porto Alegre
Início do conteúdo da página
COPA AMÉRICA

Cinco jogos da Copa América empolgam turismo de Porto Alegre

Capital gaúcha receberá uma das semifinais da competição mais antiga do mundo entre seleções

  • Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 11h30
  • Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2019, 15h07

Por Geraldo Gurgel

13.06.19 RenatoSoares ParqueFarroupilha PortoAlegre RS
Parque Farroupilha, Porto Alegre (RS). Crédito: Renato Soares/MTur

Porto Alegre (RS) espera uma alta chegada de turistas argentinos e uruguaios durante a Copa América, quando a cidade vai sediar jogos com a participação das seleções dos dois países vizinhos do Rio Grande do Sul. Porto Alegre é a mais próxima de Buenos Aires e Montevidéu entre as cinco cidades brasileiras que vão receber jogos da competição. A Arena Grêmio, com capacidade para 55 mil torcedores, será o estádio da competição na capital gaúcha. 

O Centro Histórico de Porto Alegre pode ser percorrido a pé ou no ônibus da Linha Turismo, com o serviço hop on/hop off, no qual o turista sobe e desce do veículo para visitar os pontos turísticos ao longo do trajeto. As praças da Alfândega e da Matriz concentram os principais atrativos históricos e culturais da região central, como o Palácio Piratini, sede do poder Executivo; o Farroupilha, onde funciona a Assembleia Legislativa; a Catedral Metropolitana; e o Teatro São Pedro. Outros pontos indicados para os turistas são o Mercado Público, o Museu de Artes do Rio Grande do Sul e a Rua da Praia, repleta de lojas.

Ao longo do rio Guaíba, que banha Porto Alegre, o visitante pode apreciar o pôr do sol, conhecer centros culturais, como a Usina do Gasômetro, passear de barco ou caminhar nas áreas de lazer localizadas nas margens do rio. Entre os parques da capital, o Redenção, ou Farroupilha, é o mais frequentado. Entre as tradições locais, apreciar o churrasco e as rodas de chimarrão são hábitos típicos do povo gaúcho que o visitante poderá vivenciar em sua experiência como torcedor e turista. VEJA TAMBÉM: FOTOS DOS PRINCIPAIS ATRATIVOS DA CIDADE/Banco de Imagens MTur Destinos

Apesar das tradições regionais enraizadas, Porto Alegre é uma cidade de múltiplas faces culturais com forte contribuição dos imigrantes, principalmente alemães e italianos. A visita aos atrativos deverá repetir o sucesso de público da Copa do Mundo da FIFA, em 2014, quando os turistas lotaram os hotéis e restaurantes da cidade. Além de atender a demanda dos visitantes em grandes eventos, o turismo de Porto Alegre vem se fortalecendo como fonte de desenvolvimento da capital gaúcha, promovendo o destino e movimentando a economia local.

SERRA GAÚCHA - Seguir viagem para a Serra Gaúcha faz parte do roteiro de quem visita Porto Alegre. É a região do Rio Grande do Sul mais procurada pelos turistas brasileiros, estrangeiros e pelos próprios gaúchos. As vizinhas Gramado e Canela se completam pelo charme do casario, as tradições europeias, as casas de chocolate e suas catedrais de pedra, além da Cascata do Caracol e grandes eventos como o Natal Luz e o Natal dos Sonhos. Bento Gonçalves e Garibaldi estão entre os destinos de enoturismo, onde a produção de vinhos e espumante se harmoniza com a alta gastronomia. O Trem do Vinho, ligando as duas cidades, é a síntese dessa cultura que faz da Serra Gaúcha um destino turístico completo, desde uma viagem romântica a um passeio histórico, ou um programa gastronômico. Aos turistas mais aventureiros não faltam atrações como esportes radicais e atrativos de natureza, como os grandes cânions de Cambará do Sul.

VEJA A TABELA DE JOGOS NA ARENA DO GRÊMIO, EM PORTO ALEGRE:
15/6 – 16h – Venezuela x Peru - (Grupo A)
20/6 – 20h – Uruguai x Japão - (Grupo C)
23/6 – 16h – Catar x Argentina - (Grupo B)
27/6 – 21h30 – Quartas de Final
3/7 – 21h30 – Semifinal

Fim do conteúdo da página