Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Copa América no Rio de Janeiro!
Início do conteúdo da página
Copa América

Copa América no Rio de Janeiro!

A cidade-sede da competição é o principal portão de entrada do turismo de lazer no Brasil e oferece atrativos para diversos perfis de turistas

  • Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 10h00
  • Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2019, 14h58

Por Geraldo Gurgel

12 06 19 maracana capa brunaprado
Estádio do Maracanã. Sede de 5 jogos, inclusive a final da Copa América. Crédito: Bruna Prado/MTur

A segunda cidade brasileira, com mais de 6 milhões de habitantes, preserva monumentos e atrativos de períodos distintos da colônia, do império e da república, quando foi capital de 1764 a 1960, até ser substituída por Brasília. Entre tantas opções, a cidade do Rio de Janeiro conta com 231 bens tombados pelo excepcional valor histórico, cultural e paisagístico. O Maracanã, onde será realizada a partida final da Copa América, destaca-se pela magnitude, arquitetura e história. O estádio já sediou duas copas do mundo e uma olimpíada. De tão simbólico para o esporte mundial, o local é chamado de “templo sagrado” do futebol e fica aberto ao turista durante o ano inteiro. VEJA TAMBÉM: FOTOS DOS PRINCIPAIS ATRATIVOS DA CIDADE/Banco de Imagens MTur Destinos

Mundialmente conhecida por sua excepcional interação entre arquitetura, cultura e natureza, as “Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar” foram reconhecidas pela Unesco como patrimônio da humanidade. Integram o conjunto de paisagens, dois dos atrativos de fama internacional do Rio de Janeiro: o Cristo Redentor, no Pico do Corcovado; e o Bondinho que liga o monumento natural formado pelos morros da Urca e do Pão de Açúcar. A cidade ainda é conhecida pelo seu Carnaval e a celebração do Ano Novo, duas festas populares marcadas pela alegria contagiante do carioca.

As praias do Rio de Janeiro, notadamente Copacabana e Ipanema, dão ao visitante a oportunidade de interagir com a população e vivenciar o jeito de ser do carioca. Assim como nas ruas e nas praias, as áreas verdes como o Parque Nacional da Tijuca (maior floresta urbana do mundo), o Jardim Botânico, o Aterro do Flamengo e até cachoeiras, levam o turista a experimentar a sensação de quem vive na “Cidade Maravilhosa”. A lagoa Rodrigo de Freitas, a Enseada de Botafogo e a Baia da Guanabara com suas ilhas completam o cenário exuberante entrecortado pela paisagem urbana.

Em um passeio a pé pelo Centro Histórico é possível conhecer os Arcos da Lapa, o Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional, o Paço Imperial, a Catedral de São Sebastião, a Igreja da Candelária, o Mosteiro de São Bento e o Boulevard Olímpico, no Porto Maravilha, que contempla atrativos modernos como o Museu do Amanhã, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Aquário Marinho ÁquaRio. Na zona portuária também fica o antigo Cais do Valongo, onde funcionou um porto de escravos.

Serra e Mar - Montanhas, florestas, praias, lagoas e cidades históricas também marcam o entorno da Cidade do Rio de Janeiro. Na região metropolitana ficam Niterói e Petrópolis. A primeira, na praia, abriga o Museu de Arte Contemporânea de Niterói. A segunda, na Serra do Mar, tem o palácio de verão da família real, hoje Museu Imperial de Petrópolis, além do Parque Nacional da Serra dos Órgão. Já a região dos lagos tem ares de paraíso tropical e é formada por destinos consagrados como Armação de Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Araruama e Saquarema. Ao sul do Rio de Janeiro ficam Angra dos Reis, Ilha Grande e a histórica Paraty, já na divisa dos estados do Rio e São Paulo.

VEJA A TABELA DE JOGOS NO ESTÁDIO MARACANÃ, NO RIO DE JANEIRO

16/6 - 16h - Paraguai x Catar (Grupo B)

18/6 - 18h30 - Bolívia x Peru (Grupo A)

24/6 - 20h - Chile x Uruguai (Grupo C)

28/6 – 20h - 2º A x 2º B, quartas de final

7/6 - 16h - Final da Copa América 2019

Fim do conteúdo da página