Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Copa América vai movimentar turismo na capital mineira
Início do conteúdo da página
COPA AMÉRICA

Copa América vai movimentar turismo na capital mineira

Além do espetáculo em campo, torcedores poderão conhecer e "turistar" pelos atrativos de Belo Horizonte e entorno

  • Publicado: Terça, 11 de Junho de 2019, 14h00
  • Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2019, 19h47

Por Geraldo Gurgel

12.12.2018 bh
Projeto de Niemeyer, Igreja de São Francisco de Assis, na Pampulha, é vista ao nascer do sol. Foto: Pedro Vilela/Banco de Imagens MTur Destinos

De 14 de junho a 7 de julho, a Copa América, principal competição de seleções de futebol das Américas, vai movimentar, nos estádios e fora deles, torcedores e turistas de 12 países envolvidos na disputa. A Agência de Notícias do Turismo apresenta nesta terça-feira (11) os atrativos que vão #AlémDoFutebol em Belo Horizonte (MG), uma das cinco cidades que vão sediar partidas da competição, juntamente com Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA). Na capital mineira, os turistas poderão conhecer, já nas dependências do Mineirão, palco de cinco jogos, o Museu do Futebol.  VEJA TAMBÉM: FOTOS DOS PRINCIPAIS ATRATIVOS DA CIDADE/Banco de Imagens MTur Destinos

No entorno da arena, destaca-se o Conjunto Moderno da Pampulha. A obra-prima, que leva a assinatura de Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari, foi reconhecida pela Unesco como patrimônio mundial pela arquitetura modernista. São vários atrativos entre jardins, pinturas e edifícios como a Igreja de São Francisco, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, o Iate Clube e a Casa Kubitscheck, além da Lagoa da Pampulha - um dos símbolos da cidade.

Já o Circuito Liberdade, inaugurado em 2010 em volta da Praça da Liberdade, abriga um importante corredor cultural do País, no Centro Histórico de Belo Horizonte. São 16 instituições abertas à visitação, entre elas, o Palácio da Liberdade, antiga sede do governo de Minas Gerais. A região tem, ainda, os museus Mineiro, das Minas e do Metal e os centros culturais da UFMG e UEMG.

Para passear por Belo Horizonte, o turista precisa também preparar o paladar. Os sabores irresistíveis estão por toda parte: das quitandas tradicionais aos restaurantes de alta gastronomia, dos petiscos de boteco aos almoços em volta do fogão a lenha. A culinária de Belo Horizonte é patrimônio dos mineiros e atrativo que agrada os paladares mais sofisticados dos turistas, transformando o ato de comer em uma experiência singular. A gastronomia da capital foi a segunda mais bem avaliada pelos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2016, segundo pesquisa do Ministério do Turismo.

Além dos inúmeros bares e restaurantes nos bairros boêmios, o famoso Mercado Central é um dos pontos turísticos obrigatórios da cidade. Em cada balcão encontra-se um novo sabor, cheiro ou cor à espera do turista que quer passear pelas tradições, religiosidade e cultura popular de Minas.

ENTORNO DE BH – A Estrada Real, com 1.600 km de extensão, foi o eixo principal do ciclo do ouro e tem muitos trechos que levam aos atrativos do entorno de Belo Horizonte, como as cidades históricas. São destinos de arquitetura barroca, entre eles, São João Del-Rei, Tiradentes, Congonhas, Mariana (a 1ª vila), Ouro preto (a 1ª capital) e Sabará. Em Brumadinho, as montanhas são envolvidas pela arte do maior museu a céu aberto do mundo com obras de arte contemporânea em meio à natureza. Em Nova Lima, o turista pode curtir a natureza e a gastronomia do distrito de São Sebastião das Águas Claras, mais conhecido como Macacos, um passeio imperdível para quem visita BH.

VEJA A TABELA DE JOGOS NO ESTÁDIO MINERÃO, EM BELO HORIZONTE:
Dia 22/6 – 16h – Bolívia x Venezuela (Grupo A)
Dia 19/6 – 21h30 – Argentina x Paraguai (Grupo B)
Dia 16/6 – 19h – Uruguai x Equador (Grupo C)
Dia 24/6 – 20h – Equador x Japão (Grupo C)
Dia 2/7 – 21h30 – Semifinais

LEIA MAIS: Vá além do futebol em Salvador: conheça os pontos turísticos das cidades-sede da Copa América

Edição: Vanessa Sampaio

Fim do conteúdo da página