Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > MTur leva PRT+Integrado aos circuitos turísticos de Minas Gerais
Início do conteúdo da página
PRT+INTEGRADO

MTur leva PRT+Integrado aos circuitos turísticos de Minas Gerais

Encontros do Programa de Regionalização do Turismo discutiram ações do MTur para desenvolver os destinos do entorno do lago de Furnas

  • Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 14h00
  • Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2019, 14h54

Por Geraldo Gurgel

07.06.2019 prtintegrado mg
Coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do MTur, Ana Carla Moura, fala a empresários e representantes do setor público em Formiga (MG). Foto: Divulgação/MTur

Atuação conjunta entre estados, municípios e governo federal para a formulação de políticas públicas participativas que alavanquem o turismo brasileiro. Este é o objetivo do Programa PRT+Integrado, que realizou nesta semana uma série de seminários em três regiões turísticas que contemplam destinos do entorno do Lago de Furnas, em Minas Gerais. A proposta é apresentar programas que servem de base para o desenvolvimento do setor, com atenção às especificidades e diversidade da oferta de cada região, além de promover a troca de experiências entre líderes das governanças turísticas locais.

Os encontros foram realizados em Formiga, Fama e Guaxupe, e abordaram aspectos regionais do turismo nos circuitos Grutas e Mar de Minas, Lago de Furnas e Montanhas Cafeeiras de Minas. A coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Ministério do Turismo, Ana Carla Fernandes Moura, conversou com interlocutores do MTur em Minas Gerais, gestores municipais de turismo e instâncias de governança regionais (IGR´s), seguindo a proposta de instruir e apoiar as lideranças do setor na realização de ações e programas do MTur nos municípios.

Segundo Ana Carla, os encontros itinerantes do PRT “contribuem para construir e pactuar parcerias em favor da atuação conjunta e integrada entre as instâncias de governança, os interlocutores do MTur nos estados e a troca de experiências entre os representantes do setor”, afirmou.

A apresentação contou com informações sobre acesso ao crédito, através do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), e do Programa Prodetur + Turismo, bem como ferramentas para atração de investimentos, cadastro de prestadores de serviços do setor e fiscalização, promoção de eventos e infraestrutura turística.

FURNAS - A maior represa de Minas Gerais é alimentada por nascentes e rios cristalinos. O lago também é conhecido como o “mar de minas” e, além de gerar energia elétrica, banha 34 municípios mineiros, recriando paisagens e fazendo da região um destino que oferece atrativos naturais e uma estrutura turística que combina tradições mineiras, esportes náuticos, pesca e trilhas ecológicas. Entre os atrativos, os visitantes têm à disposição desde passeios náuticos às paisagens de mirantes do alto de morros, canyons, além de cachoeiras que desaguam nas margens do lago.

SOBRE O PROGRAMA - O PRT+Integrado, série de iniciativas compartilhadas entre MTur e interlocutores regionais de turismo, visa aprimorar o diálogo, a interlocução e promover o intercâmbio de experiências e boas práticas entre representantes de todos os estados brasileiros participantes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT).

Construído a partir de oficinas participativas e lançado há 12 anos, o PRT tem como foco a gestão descentralizada do turismo e trabalha sob a perspectiva de que os municípios brasileiros possam lapidar suas vocações para o setor. O trabalho regionalizado dá protagonismo às cidades e traz ganhos não só para o município que recebe o visitante, mas para toda a região.

Edição: Vanessa Sampaio

Fim do conteúdo da página