Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Brumadinho apresenta novos projetos no MTur
Início do conteúdo da página
AGENDA DO DIA

Brumadinho apresenta novos projetos no MTur

Em reunião  em Brasília, ministro e secretários municipais do destino mineiro avaliaram medidas para atrair mais visitantes e dinamizar o turismo regional

  • Publicado: Quarta, 22 de Maio de 2019, 14h00
  • Última atualização em Quarta, 22 de Maio de 2019, 15h02

Por Geraldo Gurgel

22.05.2019 brumadinho
Ministro recebeu secretários mineiros em Brasília nesta quarta-feira (22). Foto: Roberto Castro/MTur

Em audiência com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, os secretários municipais de Turismo e Cultura, Marcos Paulo, e de Meio Ambiente, Daniel Freitas, ambos de Brumadinho (MG), apresentaram propostas para melhorar a estrutura turística e movimentar a economia local. Entre os projetos, está a pavimentação do acesso aos distritos quilombolas de Sapé, Marinhos, Rodrigues e Ribeirão, com o objetivo de fomentar o turismo de experiência. O turismo em Brumadinho e região proporciona contato com a cultura, o artesanato, a culinária mineira e produtos da agricultura familiar.

Os turistas que fazem o roteiro são os mesmos que visitam o museu Inhotim, principal atrativo de Brumadinho, conhecido como a maior exposição de arte contemporânea a céu aberto no mundo. As coleções e galerias do museu ficam localizadas em um jardim botânico, onde os turistas contemplam as obras de arte em meio a natureza. Os secretários também pediram o apoio do ministro junto ao governo do estado de Minas Gerais para a continuação da obra de um anel viário que vai desviar o transito de carros pesados do centro da cidade e facilitar o acesso dos turistas até Inhotim.

O ministro destacou, também, o trabalho que vem realizando junto à Vale e à concessionária da ferrovia de Brumadinho para que seja implantado um trem de passageiros entre Belo Horizonte e o museu Inhotim. “O governo federal, através do Ministério do Turismo, está muito empenhado em levar esse trem turístico até a cidade. Estamos trabalhando para viabilizar esse projeto e ajudar Brumadinho a retomar seu desenvolvimento por meio do turismo”, disse.

Ainda na audiência com o ministro, os secretários de Brumadinho pediram o apoio do MTur para a realização de eventos geradores de fluxo turístico na região. A Festa do Cavalo, em agosto, e o Festival da Paz, em setembro, envolvem a comunidade e movimentam a economia local com a presença dos visitantes.

Também participaram da audiência o secretário nacional de Estruturação do Turismo, Robson Napier, e técnicos da secretaria nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur.

Edição: Vanessa Sampaio

Fim do conteúdo da página