Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Em Foz do Iguaçu, investimentos em Turismo são foco de Encontro de Líderes do setor
Início do conteúdo da página
EVENTO

Em Foz do Iguaçu, investimentos em Turismo são foco de Encontro de Líderes do setor

Evento debate como a captação de recursos, o acesso ao crédito e políticas de investimentos renovam potencial econômico do mercado de viagens

  • Publicado: Quarta, 15 de Maio de 2019, 22h30
  • Última atualização em Sexta, 17 de Maio de 2019, 10h35

Por André Martins e Vanessa Sampaio

15 05 19 encontrodelideres foz
Ministro Marcelo Álvaro Antônio abriu evento em Foz do Iguaçu. Crédito: Roberto Castro/MTur

Representantes nacionais e estrangeiros de agências de fomento, bancos, fundos de investimento e dos setores público e privado estão reunidos em Foz do Iguaçu (PR) para debater ações voltadas à captação de recursos ao turismo. A cidade será palco, até sexta-feira (17), do I Encontro de Líderes – Turismo, Negócios Investimentos. O objetivo é ampliar relacionamentos para consolidar a atividade no centro da agenda econômica do país.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, presente na abertura do evento na noite desta quarta-feira (15), lembrou que medidas já adotadas no governo Jair Bolsonaro vão aprimorar a atração de investimentos no setor, que já registra crescimento. “Ações como a isenção de vistos, que já eleva a procura do destino Brasil, e a abertura de empresas aéreas ao capital estrangeiro, que avança no Congresso e impulsiona a chegada de companhias low cost, reforçam nosso potencial. O turismo é a grande oportunidade para o país gerar emprego e renda”, destacou. Ele também apresentou oportunidades de investimento pelo Fungetur e Prodetur+Turismo, programas do Ministério do Turismo que garantem acesso ao crédito para financiamento de projetos públicos e privados de turismo em todo o Brasil.

Para o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, o evento é um exemplo de que a cidade acredita no turismo. “Essa é a nossa essência, essa é a nossa alma. Precisamos nos unir e nos fortalecer porque nosso país tem muito a crescer se acreditar no Turismo”, destacou.

PROGRAMAÇÃO - Nesta quinta-feira (16), o secretário de Desenvolvimento e Competitividade do MTur, Aluizer Malab, será um dos palestrantes de painel sobre diretrizes, planos e estratégias para o desenvolvimento por meio do turismo, debate que também vai contar com autoridades da Secretaria de Aviação Civil e dos ministérios da Infraestrutura e da Economia. Já o diretor do Departamento de Infraestrutura Turística do MTur, Marcelo Moreira, vai fazer, no mesmo dia, uma apresentação a respeito de linhas de crédito disponíveis ao setor.

O evento conta com a participação de instituições como BNDES, Banco Mundial e BID, além de fundos de investimento da China, Estados Unidos e Canadá. A organização do encontro, realizado no Wish Resort Golf & Convention, é do jornal Mercado & Eventos, em parceria com a Promo Marketing Inteligente. O evento tem patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e apoio do MTur, da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (Frentur) e da Prefeitura Municipal de Foz, entre outros.

BUSCA DE RECURSOS - A atração de investimentos é o foco da participação do MTur em agendas internacionais. Nos últimos dois anos, a Pasta marcou presença em encontros como o MIPIM (Marché International des Professionnels de l’Immobilier, em francês), uma das maiores exposições mundiais do setor imobiliário, na França; no International Hotel Investment Forum (IHIF), em Berlim, na Alemanha, e na CIFTIS - China Beijing International Fair for Trade in Services, em Pequim.

Durante os eventos, empresários e representantes de governos estaduais e municipais apresentam a investidores projetos em áreas como hotelaria, parques temáticos, centros de eventos e marinas. Neste mês, em reunião com executivos na Espanha, o ministro Marcelo Álvaro discutiu a ampliação de aportes do Grupo Globalia no Brasil. A organização, um dos maiores conglomerados europeus de turismo, adiantou que a Air Europa, uma de suas empresas, vai pelo menos dobrar a oferta de voos ao Brasil.

Fim do conteúdo da página