Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Passageiros elegem os melhores aeroportos do Brasil
Início do conteúdo da página
PREMIAÇÃO

Passageiros elegem os melhores aeroportos do Brasil

Manaus, Viracopos e Brasília obtiveram os melhores índices de satisfação, por categoria de capacidade de movimentação de passageiros

  • Publicado: Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 18h00
  • Última atualização em Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 18h57

Por Geraldo Gurgel

12 07 17 aeroporto campinas GM
Aeroporto de Campinas foi o número 1 do Brasil em 2018. Foto: Divulgação/MTur

A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura premiou, nesta quarta-feira (13), os três aeroportos mais bem avaliados do Brasil, por categoria de movimentação de passageiros. Em uma escala de 1 a 5, o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), obteve a maior nota de satisfação geral (4,71) entre os terminais com capacidade para 5 a 15 milhões de pessoas ao ano. Um total de 20 aeroportos foram analisados por 81 mil viajantes em quatro pesquisas trimestrais ao longo de 2018.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou a importância do Prêmio Aeroportos+Brasil, que leva em consideração a qualidade dos serviços prestados aos usuários dos aeroportos brasileiros. “Esse reconhecimento reflete o quanto o setor aéreo tem se aprimorado para alcançar os melhores níveis de competitividade na prestação de serviço aos usuários dos pequenos, médios e grandes terminais. Esse prêmio cumpre a função de gerar uma concorrência saudável, com aeroportos estimulados a oferecer excelência permanente aos viajantes”, afirmou.

Na categoria de terminais que recebem mais de 15 milhões de passageiros ao ano, Brasília (DF) obteve o melhor índice geral de satisfação (4,41). Já o Aeroporto Internacional de Manaus (AM), com pontuação 4,48, foi eleito pelos entrevistados o melhor entre os terminais que movimentam até 5 milhões de passageiros anualmente.

A Pesquisa de Satisfação do Passageiro 2018 também apontou a vencedora entre as empresas aéreas: a Azul Linhas Aéreas Brasileiras obteve a melhor avaliação dos viajantes e também levou os prêmios de Check-in + Eficiente e de Restituição de Bagagem + Eficiente.

O Prêmio Aeroportos + Brasil é resultado das quatro rodadas trimestrais de pesquisa realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) ao longo do ano. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 5%. A escolha dos vencedores foi apontada por passageiros de voos domésticos e internacionais, com base em mais de 81 mil entrevistas realizadas em 2018. As notas atribuídas às avaliações de serviços e infraestrutura aeroportuária vão de 1 (muito ruim) a 5 (muito bom).

Edição: Vanessa Sampaio

Fim do conteúdo da página