Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > MTur se junta ao IBGE para ampliar a produção de estatísticas sobre turismo
Início do conteúdo da página
ESTUDOS E PESQUISAS

MTur se junta ao IBGE para ampliar a produção de estatísticas sobre turismo

Universo de pesquisa será de 200 mil domicílios com a inclusão do tema na PNAD-C

  • Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 11h30
  • Última atualização em Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 12h57

14.12.2018 PraiadoPrumirim Ubatuba RogerioCassimiro
Praia do Prumirim, em Ubatuba (SP), se prepara para a chegada da alta temporada de verão. Foto: Rogério Cassimiro/Banco de Imagens MTur Destinos

O Ministério do Turismo deu um passo importante para ampliar o conhecimento sobre o mercado interno de viagens. Um Termo de Execução Descentralizada (TED), assinado com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e publicado no Diário Oficial da União, vai permitir a inclusão de perguntas sobre a demanda de turismo doméstico na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C). Isso significa que o ministério terá informações sobre o comportamento de viagem de mais de 200 mil domicílios brasileiros.

“É uma grande conquista, pois teremos como parceiros uma das principais entidades de pesquisa do país. Vamos ter um amplo universo de pesquisa e gerar informações atualizadas sobre o perfil e hábitos de viagem do brasileiro”, disse o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

O tamanho da amostra, segundo técnicos do MTur, tende a melhorar a qualidade e a confiabilidade das informações. Outra vantagem é que os dados produzidos pelo IBGE poderão contribuir para a elaboração da Conta Satélite do Turismo, iniciativa prevista no Plano Nacional de Turismo 2018-/2022. O TED, que prevê a transferência de R$ 3,94 milhões do MTur para o IBGE, tem vigência de até julho de 2021.

PNAD-C - Segundo o IBGE, a pesquisa acompanha as flutuações trimestrais e a evolução, no curto, médio e longo prazos, da força de trabalho, além de outras informações necessárias para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País. A PNAD também produz indicadores anuais sobre temas suplementares permanentes - como trabalho e outras formas de trabalho, cuidados de pessoas e afazeres domésticos, tecnologia da informação e da comunicação etc.

Edição: Vanessa Sampaio

Fim do conteúdo da página