Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Brasil pleiteia presidência da Comissão Regional para as Américas da OMT
Início do conteúdo da página
INTERNACIONAL

Brasil pleiteia presidência da Comissão Regional para as Américas da OMT

Candidatura foi proposta pelo Ministério do Turismo e anunciada pela Organização Mundial do Turismo nesta sexta-feira (7) em Madri

  • Publicado: Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 15h00
  • Última atualização em Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 17h27

Por Geraldo Gurgel

07.12.2018 ministro omt
Pleito foi encaminhado pelo ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, à OMT. Foto: Roberto Castro/MTur

A Organização Mundial do Turismo (OMT) divulgou um comunicado nesta sexta-feira (7) aos países membros da Comissão Regional para as Américas (CAM) informando o pleito apresentado pelo ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, para o Brasil presidir a comissão no biênio 2020-2021.

No ofício enviado ao Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, destacou que o diálogo e o entendimento mútuo entre as nações da região das Américas podem ser uma força vital para a paz e a segurança regionais necessárias para implementar políticas de turismo que contribuam para o crescimento inclusivo e sustentável.

“O Brasil tem sido um membro ativo da OMT, ocupando a presidência da Comissão Regional para as Américas de 2006 a 2007, a Vice-Presidência da CAM nos anos de 2018 e 2019 e assumirá a cadeira de membro do Conselho Executivo da OMT para o período de 2020 a 2021”, ressaltou Lummertz, ao defender a consistente participação do País no órgão internacional de turismo como credencial à presidência da CAM.

A vice-presidência da Comissão Regional da OMT para as Américas é atualmente compartilhada por Brasil e Haiti. O mandato no Conselho Executivo da OMT, responsável por executar as resoluções da Assembleia Geral e relatar o programa de trabalho da entidade, será compartilhado com o Uruguai. O país vizinho atuará no biênio 2018-2019 e o Brasil assume no período 2020-2021.

Na OMT, seis Comissões Regionais (África, Américas, Sudeste Asiático e Pacífico, Ásia do Sul, Europa e Médio Oriente) se reúnem pelo menos uma vez por ano. Cada Comissão Regional é composta por todos os membros efetivos e todos os membros associados da sua região.

A Comissão Regional para as Américas é o fórum que congrega os 24 países membros da OMT pertencentes ao continente americano. A CAM reúne-se anualmente para analisar as ações realizadas pela OMT na região, bem como para aprovar propostas no âmbito de seu programa de trabalho nas Américas.

Em reunião dos ministros do Turismo do Mercosul realizada nesta semana em Montevidéu, capital do Uruguai, o secretário executivo do MTur, Alberto Alves, que representou o Brasil, reafirmou o pleito apresentado pelo ministro Vinicius Lummertz. Os representantes do bloco se comprometeram a apoiar a candidatura do Brasil à presidência da CAM.

Edição: Vanessa Sampaio

Fim do conteúdo da página