Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Brasil homenageia secretário de Turismo da Argentina
Início do conteúdo da página
COMENDA CRUZEIRO DO SUL

Brasil homenageia secretário de Turismo da Argentina

Após recorde na entrada de turistas argentinos no Brasil, governo brasileiro entrega medalha de reconhecimento a Gustavo Santos

  • Publicado: Terça, 02 de Outubro de 2018, 09h30
  • Última atualização em Segunda, 19 de Novembro de 2018, 16h37

Por Darse Júnior

Brasil e Argentina são os principais destinos da América do Sul e os principais emissores de turistas entre si. Em 2017, o Brasil registrou recorde na entrada de viajantes do país vizinho. Um total de 2,62 milhões de argentinos escolheram o Brasil como destino, crescimento de 14,4% em relação a 2016, e injetaram US$ 1,61 bilhão na economia do país. Só no primeiro semestre deste ano, 1,7 milhão de argentinos visitaram o Brasil e deixaram US$ 1 bilhão na economia nacional.

Os números positivos são resultado do trabalho realizado pelo secretário de Governo de Turismo da Argentina, Gustavo Santos. Em agradecimento e reconhecimento pelo esforço de Santos para maximizar a integração entre os dois países, o governo brasileiro concedeu a ele a comenda Cruzeiro do Sul, maior homenagem do país a personalidades estrangeiras.

A medalha foi entregue pelo ministro do Turismo do Brasil, Vinicius Lummertz, e pelo embaixador do Brasil na Argentina, Sérgio Danese, nesta segunda-feira (01) em Buenos Aires. “Fico realmente muito emocionado e vou honrar essa homenagem com muito trabalho para fortalecer o turismo na nossa região”, prometeu Gustavo Santos. Ele apontou o turismo como uma das alternativas para os países do Mercosul gerarem emprego e renda. De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), o setor de viagens foi responsável pela geração de um em cada cinco empregos no mundo na última década.

O ministro Vinicius Lummertz também destacou que a atuação conjunta de Brasil e Argentina é fundamental para atrair turistas de mercados mais distantes, como a China. Para o embaixador Danese, a medalha ajuda a reconhecer todo o esforço do secretário argentino em integrar os países do Mercosul. “Estamos falando de uma atividade que usa mão-de-obra intensiva e ajuda a movimentar a economia”, afirmou.

A ocasião contou com a presença de representantes do turismo dos dois países. Para o fundador da CVC, Guilherme Paulus, Brasil e Argentina têm ofertas turísticas complementares e trabalhar de forma integrada potencializa as oportunidades para os dois países. “Faz todo o sentido promover conjuntamente os nossos atrativos para os viajantes de destinos mais distantes”, afirmou Paulus.

02.10.2018 medalha gustavosantos
O ministro do Turismo do Brasil, Vinicius Lummertz (D), e o embaixador do Brasil na Argentina, Sérgio Danese (E), em solenidade de entrega da comenda Cruzeiro do Sul ao secretário de Governo de Turismo da Argentina, Gustavo Santos. Foto: Roberto Castro/MTur

registrado em:
Fim do conteúdo da página