Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Brasil na rota internacional de turismo de aventura
Início do conteúdo da página

Brasil na rota internacional de turismo de aventura

Setor que movimentou quase meio milhão de reais em 2008 será reforçado com a visita de 80 especialistas que vem conhecer roteiros nacionais de ecoturismo
  • Publicado: Sexta, 28 de Agosto de 2009, 13h56
  • Última atualização em Sexta, 28 de Agosto de 2009, 13h56

Para incrementar um segmento que, de acordo com a Abeta (Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura), atraiu quatro milhões de turistas (entre brasileiros e estrangeiros) e movimentou R$ 490 milhões em 2008, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur, convidou cerca de 80 operadores estrangeiros, especializados no setor, para conhecer diversos destinos nacionais de Ecoturismo e Aventura.

As expedições são realizadas para que os operadores conheçam de perto o que o Brasil tem a oferecer: explorar os encantos da selva Amazônica, ver de perto a natureza selvagem do Pantanal brasileiro, deslizar nas dunas de Lençóis Maranhenses, fazer rafting no Jalapão, mergulhar em Fernando de Noronha, maravilhar-se com as reservas da Ilha do Mel, nadar nas cachoeiras das Chapadas Diamantina e dos Veadeiros e observar baleias em Santa Catarina.

As caravanas com operadores estrangeiros de turismo fazem parte de uma série de ações da Embratur para promover o segmento no mercado internacional. São viagens de familiarização para apresentar as belezas naturais e as manifestações culturais do Brasil.

"O objetivo do projeto é aumentar a oferta de produtos brasileiros oferecidos no exterior. As caravanas divulgam destinos bem estruturados e apresentam aos operadores novas opções de produtos turísticos com capacidade para receber o turista estrangeiro”, explicou o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso.

Nesta edição, foram convidados operadores de turismo da Alemanha, Canadá, Reino Unido, França, Holanda e Estados Unidos. Além disso, jornalistas de publicações dos Estados Unidos, Chile e Peru visitarão algumas atrações, com o objetivo de dar exposição aos roteiros de aventura do Brasil - eleito o melhor destino de aventura em 2009 pela revista National Geographic Adventure, uma das mais conceituadas e lidas do mundo.

Abeta Summit 2009

As caravanas terminarão no maior encontro do segmento da América Latina, o Abeta Summit 2009. Com o tema Aprenda-Inove-Venda, o Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura é promovido pela Abeta, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Realizado de 10 a 13 de setembro, paralelamente à Adventure Sports Fair, o encontro traz para o Brasil as principais lideranças nacionais e internacionais do segmento. O objetivo é apoiar a comercialização de produtos e destinos, incentivar parcerias e difundir conhecimento por meio de congressos técnicos.

Para este ano, a Abeta aposta no modelo do evento realizado no ano passado, que reuniu lideranças de 33 países do segmento de aventura em São Paulo. “O encontro gerou negócios, ampliou o potencial do segmento de aventura nacional e aproximou operadores de várias partes do mundo. Em 2009, a expectativa é potencializar ainda mais os encontros de negócios e a visibilidade dos destinos brasileiros”, avalia Jean-Claude Razel, Presidente da ABETA.

No ano passado, o Brasil sediou o Adventure Travel World Summit (ATWS) que, pela primeira vez, aconteceu fora da América do Norte. Com a captação do evento para o País – que concorreu com Peru, Chile e Índia – o Brasil foi inserido definitivamente na rota internacional de Turismo de Aventura.

registrado em:
Fim do conteúdo da página