Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Turismo unido por um Rio mais positivo!
Início do conteúdo da página
Institucional

Turismo unido por um Rio mais positivo!

Ministro Vinicius Lummertz participa de seminário sobre Segurança Pública para Áreas Turísticas e recebe título de Cidadão Carioca

  • Publicado: Sexta, 08 de Junho de 2018, 15h48
  • Última atualização em Sexta, 15 de Junho de 2018, 18h08

 

Por Geraldo Gurgel

08 06 18 lummertztitulo

Uma agenda positiva para o turismo do Rio de Janeiro foi o foco principal do seminário realizado nesta sexta-feira (08) na capital carioca. Entre outros temas, o evento discutiu segurança e desenvolvimento para os destinos turísticos fluminenses com o objetivo de baixar os índices de criminalidade na capital e no estado do Rio de Janeiro.

 “Precisamos recuperar a economia do Rio de Janeiro, uma das cidades mais atrativas do mundo, através do turismo”, afirmou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. Ele destacou a ampliação da oferta hoteleira da capital que está pronta para atrair mais visitantes desde os jogos olímpicos de 2016 e também citou a melhoria da infraestrutura turística e de mobilidade com a ampliação do metrô, BRT e VLT, além de novos atrativos e equipamentos turísticos.

O ministro reforçou, ainda, a importância da parceria da iniciativa privada do turismo carioca com os gestores públicos, além da união de esforços em prol da segurança, inclusive nos destinos turísticos do interior fluminense. “A segurança pública é, sem dúvida, parte desse projeto que passa pelo turismo como alternativa de emprego e renda para a cidade e o estado do Rio de Janeiro”, explicou.

Outro aspecto ressaltado por Lummertz foi a realização de um calendário de grandes eventos para a capital fluminense. A cidade deverá sediar 154 eventos ao longo do ano. Até agora, os 22 eventos já realizados em 2018 injetaram R$ 5,93 bilhões na economia local. “Precisamos investir mais em divulgação para melhorar essa percepção de segurança e atrair mais investidores e visitantes”, reafirmou o ministro durante um encontro mais reservado com o trade turístico carioca ainda pela manhã.

Os empresários e representantes do governo estadual e municipal reforçaram a necessidade de investir mais em promoção. “O turismo é a solução para o Rio de Janeiro. Não há indústria mais oportuna e imediata para gerar empregos que o turismo”, disse o presidente da Riotur, Marcelo Alves. Já o secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sérgio Felix, sentenciou: “Se o turismo do Rio de Janeiro vai bem, o restante do Brasil também vai melhorar. Somos a principal porta de entrada de turistas no país”.

CIDADÃO CARIOCA – O esforço de Vinicius Lummertz para dinamizar a atividade turística do Rio de Janeiro com mais infraestrutura, investimentos, desenvolvimento econômico e divulgação resultou na concessão do título de Cidadão Carioca pela Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro.

A proposição do vereador Carlo Caiado (DEM) foi acatada por unanimidade e entregue em um ato solene, seguido de almoço com autoridades locais ligadas ao turismo. “Essa honraria é um agradecimento àquele que tem nos ajudado, como presidente da Embratur e agora como ministro, a promover e desenvolver o turismo do Rio de Janeiro”, disse o vereador.

Lummertz reafirmou seu compromisso com o turismo carioca e recebeu o título de cidadania como mais um incentivo ao trabalho feito pela Cidade do Rio de Janeiro. “A gente trabalha muito pelo turismo. Uma homenagem como essa nos estimula ainda mais a desenvolver essa atividade econômica fundamental para o Rio e para o Brasil”, finalizou.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página