Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Brasil assume Vice-presidência da Comissão Regional de Turismo da OMT para as Américas
Início do conteúdo da página
INSTITUCIONAL

Brasil assume Vice-presidência da Comissão Regional de Turismo da OMT para as Américas

A comissão tem as Bahamas como presidente e conta com a participação de representantes do turismo de 26 países americanos

  • Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 15h37
  • Última atualização em Sexta, 13 de Abril de 2018, 15h37

Por Geraldo Gurgel

13 04 18 CRT
Representante do MTur, Rafael Luisi (segundo da esquerda para direita) participou do encontro. Crédito: MTur 

O Brasil voltou a ocupar posição de destaque na Comissão Regional para as Américas (CAM) da Organização Mundial do Turismo (OMT). Durante a 63ª reunião da CAM nesta sexta-feira (13), em Assunção, no Paraguai, o país assumiu a vice-presidência da comissão para o biênio 2018-2019 juntamente com o Haiti. O Ministério do Turismo foi representado pelo chefe da Assessoria de Relações Internacionais, Rafael Luisi, acompanhado do assessor especial, Maurício Rasi. Durante o encontro foram tratados assuntos diversos de interesse do setor e atualizadas informações acerca das atividades regionais do turismo.

“Com seu mandato, o Brasil pretende continuar a atuar ativamente para o fortalecimento da região no Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), de modo a assegurar os interesses das Américas no âmbito do programa de trabalho da OMT e colaborar na determinação de diretrizes e metas da organização para o setor”, destacou o representante do MTur.

Além de fortalecer o contato entre os Estados Membros das Américas e da região com a Secretaria Geral da OMT, a CAM atua também para atender demandas específicas das administrações nacionais de turismo, junto ao órgão das Nações Unidas, além de autoridades locais e empresas de turismo da região. O Ministério do Turismo acompanha ativamente os trabalhos da organização, tendo atuado como membro da CAM durante cinco mandatos, o último encerrado em 2015. Ao longo dessa semana, Rafael Luisi chefiou uma missão do Turismo brasileiro em vários eventos do setor das Américas e no Mercosul realizados na capital do Paraguai, entre eles a XX Reunião de Ministros de Turismo do Mercosul.

Na quinta-feira (12), Rafael Luisi e Maurício Rasi, acompanhados de representante da embaixada do Brasil em Assunção, estiveram no Ministério da Fazenda do Paraguai. Representante do turismo paraguaio e o presidente do Sindicado Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Alain Baldacci, também participaram da reunião com o Diretor Geral de Aduaneiras do país, José Cuevas Sanches.

Na ocasião foram feitos vários esclarecimentos sobre o pleito de isenção tributária para a importação de equipamentos de parques temáticos como bens de capital. Esse conceito único, proposto pelo Brasil, deverá ser adotado pelos demais países do Mercosul e já conta com o apoio dos ministros de turismo do bloco econômico. Cuevas coordena o comitê técnico do Paraguai que decidirá sobre o tema a ser apreciado na próxima reunião do Mercosul.

registrado em:
Fim do conteúdo da página