Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Sustentabilidade em evidência
Início do conteúdo da página
MEIO AMBIENTE

Sustentabilidade em evidência

Mostra virtual da Enap inclui projetos do MTur que favorecem o cumprimento de metas da Agenda 2030 da ONU

  • Publicado: Segunda, 05 de Março de 2018, 10h45
  • Última atualização em Terça, 06 de Março de 2018, 18h12


Pantanal (MT). Crédito: MTur

Ações do Ministério do Turismo figuram entre iniciativas do governo federal que compõem a exposição virtual Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)  e Políticas Públicas no Brasil, idealizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Na mostra, que busca dar visibilidade a projetos destinados ao cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), é possível acessar publicações a exemplo do Mapa do Turismo Sustentável e o Guia Turismo e Sustentabilidade.

O mapa reúne vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, um reconhecimento da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo, em parceria com o MTur, a práticas responsáveis no setor, que contemplem aspectos ambientais, econômicos e sociais. Já o guia tem a finalidade de disseminar conhecimento baseado nestas premissas, de forma a proporcionar retorno positivo a empresários da área, comunidades locais impactadas pela atividade turística e a natureza.

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, destaca a contribuição do segmento à superação de desafios globais e comemora a chance de multiplicar informações a respeito de projetos da Pasta. “Toda ação que a gente desenvolve, de alguma forma, impacta no alcance dos ODS, pela capacidade do turismo de gerar emprego, preservar culturas e estimular a preservação do meio ambiente. Então, é importante reforçar que também estamos buscando o avanço da Agenda 2030, que é uma preocupação mundial”, sustenta.

A exposição da Enap, passível de atualizações, visa a difundir ferramentas, recursos e soluções voltados ao desenvolvimento sustentável, além de conscientizar quanto ao papel de cada ramo na implementação da Agenda 2030. Os interessados em enviar conteúdo à mostra devem entrar em contato com a equipe da Coordenação-Geral de Gestão do Conhecimento do órgão, pelo e-mail cgcgon@enap.gov.br ou o telefone (61) 2020-3031.

ODS - Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram definidos no ano de 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A agenda engloba 17 objetivos e 169 metas, em áreas como erradicação da pobreza, redução das desigualdades, segurança alimentar, saneamento, proteção dos oceanos e ecossistemas terrestres, entre outros. Uma comissão nacional reúne atores governamentais, como o MTur, e da sociedade civil na busca pelo cumprimento das diretrizes.

PRÊMIO BRAZTOA - Desde a sua criação, em 2012, o concurso já consagrou 56 iniciativas. Os vencedores são escolhidos por um júri especializado, formado, além do MTur, por instituições como a Organização Mundial do Turismo (OMT) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). O Mapa do Turismo Sustentável, lançado durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 e disponível em três idiomas, permite acessar informações e imagens de cada uma das iniciativas reconhecidas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página