Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Últimos dias para inscrever projetos no Siconv
Início do conteúdo da página
Institucional

Últimos dias para inscrever projetos no Siconv

Prazo para solicitar apoio do Ministério do Turismo para projetos de infraestrutura turística e eventos termina nesta quinta-feira (22)

  • Publicado: Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 10h17
  • Última atualização em Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 12h39

17 01 18 centro de convencoes 8042
Crédito: Gustavo Messina/ MTur

Termina nesta quinta-feira (22) o prazo para que órgãos e entidades da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal ou Distrital que pleiteiam apoio financeiro do Ministério do Turismo para a realização de obras de infraestrutura turística e eventos inscrevam seus projetos no Sistema de Convênios do Governo Federal. 

“Os gestores precisam ficar atentos aos prazos porque esse é o momento de pleitear, junto ao ministério, o apoio do MTur para estruturação dos municípios e realização de seus festejos, tão importante para movimentar as economias locais”, comentou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Os recursos para apoio a obras e eventos serão provenientes da programação orçamentária do Ministério do Turismo. Projetos com o mesmo objetivo apoiados por meio de emendas parlamentares, de caráter impositivo, não estão incluídos nessa etapa de inscrições. Os detalhes para a obtenção do apoio do MTur estão disponíveis na portaria nº 39/2017. Para acessar o passo a passo para preenchimento das propostas, clique aqui.

PROJETOS DE INFRAESTRUTURA - Desde a criação do Ministério do Turismo, a Pasta já destinou mais de R$ 9 bilhões para obras de infraestrutura. Os projetos vão desde grandes obras, como construções de pontes e melhorias em rodovias, centros de convenções e de eventos, até intervenções em praças e outros atrativos, além da sinalização turística.

EVENTOS GERADORES DE FLUXO TURÍSTICO - A nova categorização publicada no início do mês pela Pasta é uma importante ferramenta para quem pleiteia apoio financeiro da Pasta para promoção de eventos geradores de fluxo turístico. De acordo com a nova classificação, 189 cidades subiram da categoria ‘E’ para ‘D’, tornando-as aptas a receber recursos federais para promoção de eventos, por exemplo. Isso porque, segundo portaria 39/2017 do MTur, somente municípios classificados entre ‘A’ e ‘D’ podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico.

Para inscrever o projeto, os órgãos públicos devem comprovar o caráter tradicional e de notório conhecimento popular e gratuito do evento. Serão considerados eventos de abrangência municipal, estadual ou regional, formalmente reconhecidos pelo órgão oficial de turismo do estado e que sejam realizados exclusivamente por órgão públicos há pelo menos três edições.

O Ministério do Turismo apoia cachês de artistas e bandas musicais previamente cadastrados no ministério; a divulgação do evento em rádio, televisão, jornal e revista; e a locação de gerador, banheiro químico, tenda e palco. Para tirar dúvidas a respeito do apoio a eventos, acesse esse link.

registrado em:
Fim do conteúdo da página