Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Uma grata surpresa chamada Macaé
Início do conteúdo da página
institucional

Uma grata surpresa chamada Macaé

Destino de negócios consagrado do estado do Rio de Janeiro, município agora se destaca também com opções de lazer para toda família

  • Publicado: Sexta, 16 de Fevereiro de 2018, 10h22
  • Última atualização em Sexta, 16 de Fevereiro de 2018, 10h30

 Por Mariana Oliveira 

15 02 18 praiadoscavaleiros ruiportofilho
Praia dos Cavaleiros. Crédito: Rui Porto Filho

Durante muitos anos, Macaé, município com pouco mais de 240 mil habitantes do interior do Rio de Janeiro, figurou entre os principais destinos de negócios do estado. A cidade, que recebe empresários e trabalhadores da indústria offshore todos os dias, se estruturou para receber esse público e hoje possui um dos maiores parques hoteleiros do estado, com cerca de 10 mil leitos. Como resultado deste investimento, o turismo de negócios já responde por 10% do PIB do município. Porém, a secretaria de turismo de Macaé quer divulgar a cidade como destino de lazer. 

“O turismo de negócios já foi, de fato, a maior atividade de fomento de todo o trade de Macaé. Porém, hoje, o turismo de lazer com praias, serra, cachoeiras e um calendário de eventos diversificado coloca a cidade na rota dos grandes destinos de lazer do Brasil”, garante o secretário de turismo do município, Leonardo Anderson.

O calendário 2018 de Macaé já foi lançado e conta com uma série de festivais gastronômicos e culturais. A realização dos eventos ajuda o município a reduzir a sazonalidade do turismo e garantir com que a cidade esteja cheia o ano todo. Datas como Réveillon e Carnaval, por exemplo, chegam a garantir uma taxa de ocupação na rede hoteleira de 100%. Para conhecer o calendário, acesse.

Para o gerente-geral de uma grande rede internacional de hotéis, Eduardo Ragassi, também diretor de comunicação do Macaé Convention & Visitors Bureau, a entrada do município na lista de destinos de lazer do estado é fruto de um esforço realizado pelos gestores locais e empresários do setor. “Quando o setor de petróleo e gás sofreu uma queda, nossa cidade – já com uma infraestrutura hoteleira enorme instalada – teve que se reinventar e foi quando começamos uma forte campanha de divulgação para transformar Macaé no mais novo destino de lazer do estado. Começamos a disputar turistas com a Região dos Lagos, conhecida por famosos destinos como Búzios e Cabo Frio, mas com preços mais competitivos e atrativos para o consumidor”, afirmou.

Além dos eventos, Macaé possui alguns roteiros que podem ser visitados por turistas de todos os gostos. A Agência de Notícias do Turismo fez um levantamento dos principais atrativos.

Sol e mar
Para os amantes do turismo de sol e mar, Macaé é uma excelente opção de destino. A cidade tem opções de praias mais badaladas, como a Praia dos Cavaleiros; para os amantes do surfe e bodyboard, como a Praia do Pecado; e para aqueles que gostam de dar uma caminhada tranquila pela areia, como a Praia de Imbetiba. Para os bikers, a opção é uma volta na Lagoa de Imboassica.

15 02 18 lagoaimboassica kanamanhaes
Lagoa de Imboassica. Crédito: Kana Manhães

Sombra e água fresca
Se você procura tranquilidade, Macaé também pode ser o destino de suas próximas férias. A cidade oferece opções como Arraial do Sana, ou só ‘Sana’ para os íntimos. Lá, os turistas desfrutam de um ambiente bucólico de cachoeiras incríveis. Outra opção de serra é o distrito de Glicério, famoso por suas corredeiras para a prática da canoagem.

15 02 18 sana EricaFerreira
Sana. Crédito: Erica Ferreira

Um pouco de história
Além do contato com a natureza, a viagem para Macaé também pode proporcionar contato com patrimônios históricos e culturais. Lá você pode conhecer uma igreja datada de 1630, a Igreja de Sant’Anna, que oferece uma bela vista da cidade. O passeio deve incluir também uma visita ao Solar Monte Elísio/Instituto Nossa Senhora da Glória, o Forte Marechal Hermes, o Mercado de Peixes, e a Igreja Matriz de São João Batista, construção do século XVIII com o nome do padroeiro da cidade.

15 02 18 forteMarechal JuranirBadaro
Forte Marechal Hermes. Crédito: Juranir Badaró

MACAÉ NO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO - O município de Macaé alcançou o topo do ranking do turismo nacional. É o que diz a nova categorização do Ministério do Turismo, instrumento que identifica o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro. O crescimento no número de empregos formais no setor de hospedagem, do número de estabelecimentos formais de hospedagem e aumento do fluxo turístico doméstico e internacional foram determinantes para que cidade subisse da categoria B, em 2015, para a categoria A neste novo levantamento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página