Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Megafones ampliam sons da natureza em Nobres (MT)
Início do conteúdo da página
destino

Megafones ampliam sons da natureza em Nobres (MT)

Instalados ao longo de uma trilha, os equipamentos ampliam os sons da mata e tornam a experiência do turista em contato com a natureza mais contemplativa

  • Publicado: Quinta, 15 de Fevereiro de 2018, 10h58
  • Última atualização em Quinta, 15 de Fevereiro de 2018, 11h00

Por Geraldo Gurgel

15 02 18 trilha megafone nobres foto pousada akaia 5
Crédito: Complexo Turístico Akaiá

Inaugurada no Sítio Alegre, distrito de Coqueiral, em Nobres (MT), a “Trilha do Megafone” tem como aliado do visitante, além do prazer da caminhada, um conjunto de três megafones de madeira instalados em um trecho de 1,7 km. O turista pode até entrar nos fones gigantes para fotografar, mas a ideia original do atrativo turístico, dentro da área de proteção ambiental de uma pousada, é proporcionar ao visitante uma experiência diferenciada e ampliada do contato com a natureza. Em cada pausa o visitante poderá utilizar o amplificador para ouvir os sons da mata.

A trilha do Complexo Turístico Akaiá (cajazinho do cerrado) passa pelas cavernas Toca do Quati e Ronco do Bugio; a praça dos Poemas - com escritos em pedaços de madeira pendurados nos galhos das árvores; o mirante do Lobinho com vista panorâmica; e o Trevo dos Estados.

O percurso pode ser feito em duas ou mais horas, dependendo da disposição do visitante, uma vez que o caminho é todo autoguiado e contemplativo. A proprietária do sítio, Helen Reis, buscou inspiração para atrair turistas em um parque natural da Estônia, país no leste europeu.

15 02 18 trilha megafone nobres foto pousada akaia montagem
Créditos: Complexo Turístico Akaiá 

Uma travessia suspensa ligando duas serras, com um vão de 530 metros de extensão, será outro atrativo do distrito de Coqueiral. O projeto, já em execução, vai se juntar aos outros atrativos de Nobres, conhecido destino de ecoturismo, natureza e aventura de Mato Grosso.

Helen, que disponibiliza 12 leitos aos hóspedes, já decidiu ampliar o negócio para receber mais turistas e oferecer camping, além de comida feita em fogo à lenha. Os hóspedes participam do preparo do prato principal do almoço, a carne com banana verde. Os vizinhos também têm oferta turística compartilhada com os visitantes. A Cachoeira da Cerquinha e uma travessia de boia por um complexo natural de túneis de 270 metros de extensão, conhecido como duto do rio Quebó, são opções para quem visita o local.

15 02 18 trilha megafone nobres foto pousada akaia 4
Créditos: Complexo Turístico Akaiá

A região turística de Nobres tem, ainda, outro distrito famoso entre os destinos de ecoturismo de Mato Grosso. Bom Jardim é conhecido pelos rios de águas cristalinas cheios de peixes, grutas e cachoeiras. No local, os turistas praticam mergulho contemplativo e flutuação. Entre as atrações mais visitadas estão o Aquário Encantado, Flutuação no Rio Triste (belíssimo), Cachoeira Serra Azul, Lagoa das Araras e Balneário Estivado, além de boia cross, pistas de arvorismo e tirolesas de vários tamanhos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página